30.8.06

Já quis ser Zeus, agora quero mais é saber quem sou eu

Sempre tive um certo encantamento pela mitologia grega, e como bom sequelado que sou, gosto de assuntos “estranhos” para minha idade, gosto de filmes e músicas de artistas q viveram e até morreram bem antes do meu nascimento, por exemplo. Mas voltando aos Deuses (e semi-deuses), dos quais eu gosto desde de mlequinho, já quis ser Hefesto, quando menor tinha muita habilidade pra trabalhos manuais, e sempre quis construir grandes coisas, como seus belos palácios de Bronze, ou ainda fazer para mim mesmo uma esplêndida armadura, como a de Aquiles (já quis ser ele também, mas dele eu falo daqui a pouco), ou ainda Ares, só em alguns momentos de ira, ira contida quase sempre, que me resultou tempos atrás numa bela gastrite, mas como Deuses não tem gastrite e eu não sou ruim o tempo todo, também já sonhei em ser é claro Apolo, (caso não saibam é dele quem vem a expressão apolíneo, que se refere a homens viris e bonitos), por motivos óbvios, mas ai eu descobri que as mulheres gostam mesmo é dos homens sensíveis e bonzinhos, que fazem de tudo por elas, sabem cozinhar, apreciam bom vinho e boa música, sabem ouvi-las, as acompanham às compras, e gostam de crianças (eu sei a verdade, mas me deixem sonhar), depois de uma certa idade comecei achar que o Grande Deus grego era na verdade o mais humano deles Dionísio, quando nasceu, para fugir de Hera, Dionísio foi levado a um país distante e criado pelas ninfas na forma de um cabrito. Um sujeito criado por divindades femininas, dando gritinhos e saltitando na relva, tem duas opções na vida: ou toma de Priscilla o cetro de rainha do deserto ou se torna um cara realmente fora do comum. Profundo conhecedor dos mistérios femininos, Dionísio compreendia, respeitava e encantava as mulheres. Com apenas um dedo fazia o sexo feminino vibrar como as cordas de uma lira. Certa vez, foi convocado a comparecer ao Olimpo. Lá, a venenosa Hera, lançou-lhe a maldição dos loucos. Tomado pela loucura, desceu à terra, inventou o vinho e deu de presente aos homens o remédio da alma, o genérico da ambrosia e do néctar reservados apenas aos deuses. No segundo acesso de loucura, inventou a tragédia grega e, por tabela, o teatro, a literatura, o cinema e a novela das oito. Tornou-se assim a ovelha negra do Olimpo. O deus que, em vez de ajudar a tecer o destino dos homens, desatava os nós e os libertava do fado e das obrigações cotidianas, permitindo aos pobres mortais usufruir, ainda que por breves momentos, os divinos dons da loucura e da alegria. Em Roma, era conhecido por Baco e as festas em sua homenagem abalaram os pilares do império. No dia em que Roma acordou pagã e dormiu cristã, os antigos deuses foram enquadrados na lei dos sete pecados capitais. A apenas um, foi concedido uma espécie de habeas corpus. Além de incluir o vinho na nova liturgia, permitiram que seu criador circulasse entre os homens durante cinco dias ao ano. Assim, sempre que algum folião exaltado saúda Baco durante o carnaval, consciente ou não, repete a mesma exclamação dita por Zeus no momento em que foi concebido aquele destinado a se tornar o mais humano entre os deuses e o mais divino dos homens. Evoéh!

E é mais do que óbvio que eu também já quis ser Zeus, mas esse ai é muito enrolado, muito poder, muita mulher, muito filho, isso deixa qualquer um doido.

Mas hoje, me contento em ser eu mesmo (o que já não é muito fácil), se é que eu sei quem sou eu(um dia descubro). Não quero uma vida de Deus Grego, vivendo uma vida vazia, atazanando os mortais, e sempre esperando um ataque traiçoeiro de outro Deus, não quero uma vida “eternamente chata”, quero momentos que não se repitam, quero momentos e pessoas únicas. Assim como disse Aquiles...Ah sim!-eu também já quis ser ele assim como quase todos os grandes heróis gregos, em especial Hercules, Ájax, Jasão e é claro Heitor, o domador de cavalos - que diga-se de passagem em toda a Ilíada não foi visto montado em um nenhuma vez que eu saiba. Mas com eu ia dizendo, como disse Aquiles a Briseida em um trecho da Ilíada, (e talvez você também tenha visto no filme Tróioa), “Os Deuses nos invejam, porque para nós cada momento é único, nunca mais se repetirá”.

Viva tudo que puder, com todas as forças todos os momentos, porque no controle remoto de sua vida até tem a tecla “FF”, mas não tem “REW”.

Mas se fosse pra escolher um Deus, eu seria Dionísio(o cara manja...com um dedo..putz).

5 Comentários:

Às 3:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

Caraaaacas!
Deixa eu pensar. Que inspiração heim Pedrão! Pelamor. Adorei o texto brotha, muito mesmo, deu uma aula. Ainda por cima quer ser o Dionísio, aí é demais né? Já ouvir que deus não dá assas à cobra? Hehehe

 
Às 3:13 PM , Blogger Pedro disse...

Valew, escrevi ontem a tarde. Sabe como é né? Fim de tarde, muito café, um momento de calmaria no escritório, olhei pela janela, vi as nuvens deixando passar um raio de sol que parecia uma coluna do chão até o céu...e pronto lembrei do Olimpo.

 
Às 4:23 PM , Blogger Lara disse...

Oi Pedro!
Adorei o seu blog! Muito legal mesmo. Acho que ninguém se conhece de verdade. Apenas frente à situações concretas vemos do que somos capaz ou não de fazer.

beijos

 
Às 4:26 PM , Anonymous Anônimo disse...

(rs*)...nunca pensei nessa possibilidade de ser uma deusa mitológica, mas pensar em algumas delas, me faz ter algumas idéias... rs... quem sabe "Afrodite" ... o amor...!!! mas enfim!!! (rs*)

Amei seu comentário, amei qdo disse que algumas pessoas que se vão não merecem nosso apreço, ou que talvez voltem... fiquei com essa esperança de que voltem, de que um dia a vida, os traga de volta... ou não.....só resta viver pra saber....

Obrigada pelo seu carinho...

Beijos carinhosos.

 
Às 7:24 PM , Blogger Cris disse...

Oi, tb adoro mitologia, e adorei o texto, tanto quanto os demais...as tirinhas são muito engraçadas e o texto da sindrome do zé ninguem, é ótimo tb. Quanto ao seu comentário, eu vi Chocolate sim, tenho em casa quase todos os filmes dele, fã é assim né? Mas ainda prefir em Era uma vez no México, talvez pelos olhos sangrando...coisa de retardada mesmo sabe? rssss Beijocas!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial