21.11.06

Dia da o que negra?

É meu querido, consciência. Você sabe o que é isso? Já sentiu ela pesar? Pois bem, se já sentiu meus parabéns, é pra isso que a consciência serve, pra te fazer pensar no que é certo ou errado.

E pra que raios serve o consciência negra? Tá ai uma boa pergunta, pra qual muita gente que comemorou no dia 20 de novembro nem sabe a resposta.

Ah sim muita gente comemorou, uns dormiram até mais tarde, alguns fizeram um “churras” em casa, outros foram para os parques, shoppings, ou pra praia, já que o feriado caiu providencialmente numa segunda-feira, e tem gente que até curtiu um bom show de MPB, Balck music, soul, funk, e samba, afinal tiveram vários shows do tipo pela cidade nesse dia, mas o pior de tudo é que dessas pessoas é bem provável que ninguém saiba o que quer dizer essa data.

Agora vamos as explicações: “Dia – da – consciência – negra

Dia: - Um dia inteiro, voltado as comemorações, ou a ponderarmos sobre algo específico (no caso a consciência negra, seja lá o que isso represente)/

Consciência: - Pressupõe autoconsciência. Não há como alguém estar consciente de alguma coisa sem estar consciente de estar consciente dessa coisa.

O autoconhecimento -- isto é, a consciência reflexiva ou consciência de segunda ordem -- pressupõe a consciência pré-reflexiva, isto é, a autoconsciência.

Negra: - Referindo-se no caso específico à consciência, previamente citada, consciência do negro, ou da raça negra, auto conhecimento do cidadão negro, saber quem é, pra onde vai, e principalmente, de onde veio.

Resumindo: É agora que o bicho pega. Esse dia que, até hoje não sei porque cargas d’agua é feriado, serve para entre outras coisas, tornar o cidadão negro consciente, de seus deveres e direitos, da beleza de sua cultura o quão igual a qualquer outro ser humano (seja da cor abençoada que for) ele é. E ao mesmo tempo quão diferente culturalmente é de das outras raças.

Sou negro e (muito) orgulhoso de minha raça, gosto muito da cultura negra, mas não quero agora começar a inverter o jogo contra os “homens brancos e maus”, temos todos os mesmos direitos e deveres, e como disse um dos seres que considero mais iluminados e também muito admirado por mim, “eu tenho um sonho...que um dia meus filhos sejam julgados pelo seu caráter e não pela cor da sua pele.”

Isso é lindo, mas até agora eu tenho falado sobre a “nossa cultura”, com um tom meio que separando o joio do trigo (não me julguem precipitadamente, temos joio e trigo em todas as raças), mas nós temos que admitir que somos culturalmente diferentes, e é por isso que o mundo é tão bonito, e é por isso que as pessoas sem preconceitos vivem mais e melhor, aprendem mais, experimentam mais, e assim por diante.

Então meu querido, não me interessa se você é branco, preto, amarelo, ou se tem cor de papel de pão.

Chega mais, e vem pra um mundo melhor, onde por mais que não se entenda, ou admire uma determinada cultura, ela é respeitada, assim como seus representantes.

E se você é negro (se bem que isso serve pra qualquer um) lembre-se: Você é lindo, sua cultura é linda, e ninguém pode dizer o contrário, assim como você não tem o direito de dizer isso de cultura ou raça alguma.

Foi um prazer te-lo(a) aqui lendo essas mal escrita e tortas linhas.

1 Comentários:

Às 4:26 PM , Blogger Cris... disse...

aqui, não foi feriado (graças a Deus....)

Beijo e saudade.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial